quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Três EPês #2


a-nimal [EP] a-nimal (17 Mai)
- Primeiro lançamento de estúdio deste trio formado por João Sousa (guitarra/voz), Zé Santos (baixo) e André Calvário (bateria), a-nimal [EP] traz-nos três canções que servem de cartão-de-visita para a sonoridade do grupo: Alternative Rock insidioso e negro, misturado com a abrasividade do Punk e do Hardcore e com alguns “cheiros” de Metal e afins que lhe conferem uma violência e uma velocidade avassaladoras. A complementar esta paisagem estão as letras (em português) que João Sousa vai “cuspindo” e que, devido ao seu teor político e filosófico extremamente carregado, ajudam a compor um quadro sombrio e avassalador que me agradou bastante. O único defeito digno de nota acaba por ser a curteza do EP, com as três canções a saberem-me a pouco. No entanto, posso dizer que esta “amostra” serve bem para aguçar a curiosidade, e demonstra bem que os a-nimal são um dos nomes a ter em conta no panorama alternativo nacional. É esperar por mais.
Pontos altos:
- Homem-Sangue
- Insomnia
Nota Final: 4.0/5

Under the Quiet Sky Plane Ticket (23 Abr)
- Vindos de Torres Vedras, os Plane Ticket são um quarteto Indie Rock composto por Leonel Nunes, Pedro Manuel Silva, João Matias e Filipe Damil Vicente, e que lançou na primeira metade deste ano o seu primeiro EP, Under the Quiet Sky. O registo, editado com o selo da Cakes & Tapes, mostra-nos um belo conjunto de 5 peças bem próximas do Post-Punk Revival de nomes como Interpol ou Motorama, e traz consigo uma aura de grande afinidade com o Post-Punk britânico de finais dos anos 70. Com uma sonoridade cinzenta, tensa e claustrofóbica, uma estética de garagem e uns vocais graves e solenes, Under the Quiet Sky consegue facilmente evocar uma atmosfera reminiscente da Manchester da Factory Records dos Joy Division ou dos The Durutti Column. Apesar de alguma homogenia, que o impede de ser perfeito, este EP é uma obra sólida e consistente, e que mostra uns Plane Ticket em grande forma. Arrisco-me a dizer que este é capaz de ser um dos meus extended plays favoritos de 2012; no entanto, fico à espera da estreia em longa-duração, para poder tirar teimas.
Pontos altos:
- Under the Quiet Sky
- Trench Line
Nota Final: 4.6/5

TNGHT TNGHT (23 Jul)
- Duo formado este ano pelos produtores Hudson Mohawke e Lunice, TNGHT é um projecto de Electronica que combina Hip-Hop instrumental com elementos de música de dança. O primeiro resultado dessa mistura é o homónimo TNGHT, um EP com cinco canções repletas de beats possantes, samples animados e tons coloridos, vívidos e que apelam fortemente à dança. Porém, apesar da originalidade que o grupo demonstra e da energia que as músicas passam, confesso que achei este TNGHT um bocadinho homogéneo, repetitivo e inconsistente demais para o meu gosto. Aguardo por mais lançamentos por parte da dupla, para ver se conseguem desenvolver as boas ideias que demonstram neste EP, e para ver se conseguem justificar todo o hype que têm gerado à sua volta.
Pontos altos:
- Goooo
- Easy Easy
Nota Final: 2.7/5

Sem comentários:

Enviar um comentário