quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Merriweather Post Pavilion"


Para começar esta review, gostaria, desde já, de pedir desculpas pela demora da publicação das minhas críticas aos álbuns que marcaram este ano. Essa demora foi provocada, infelizmente, por motivos de saúde, e por isso, peço as minhas sinceras desculpas.
Pois bem, chega de conversa. Hoje irei avaliar "Merriweather Post Pavilionn", o último lançamento dos Animal Collective. Este álbum, saído em Janeiro deste ano, foi considerado por alguns críticos de "Melhor Álbum do Ano" logo após o seu aparecimento. Não sei quanto a vocês, mas eu considero este tipo de avaliações, especialmente tão cedo, um pouco prematuras. Por isso, vamos olhar este álbum mais de perto.
Ora bem, como já sabem, já pronunciei a minha escolha para Melhor Álbum deste ano que está a terminar. No entanto, este registo, "Merriweather Post Pavilion", está, a meu ver, muito bem posicionado na tabela. É um álbum que está muito alto na minha consideração, tanto pelo experimentalismo louco que está presente, como pelo poder que este traz. Esse experimentalismo faz com que não seja fácil gostar deste álbum, no entanto, quando se tenta ouvir "a sério", os Animal Collective entram-nos no espírito e recusam-se a sair até que acabemos de os ouvir de trás para a frente. Um álbum quase completo, quase clássico!
Entre as minha faixas favoritas contam-se "In The Flowers", "Daily Routine" ou "Lion in a Coma". Músicas que servem como bom exemplo do Folk Electrónico Experimental que a banda de Baltimore pratica. Este som inovador e único impressionou-me, pela mistura de sensações que me provocou, pela diferença de texturas musicais que experimentei e pelas imagens que me evocou.
Pois é essa uma principais qualidades dos Animal Collective: a capacidade de nos virarem a mente ao contrário com o seu experimentalismo revolucionário, resmas de efeitos de voz, "loops" de bateria de capazes de nos pôr os ouvidos em alvoroço, contrastando com vozes serenas e letras animadas, festivas e, por vezes, absurdamente encantadoras e infantis e até minimalistas.
Por isso, e volto a afirmar, este álbum dos Animal Collective é um genial pedaço de música. Pode-se ficar com a sensação que eles poderiam ter feito mais, porém, para mais, terá de se ficar à espera do próximo álbum.

Nota Final: 8,7/10

o Criador:
João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário