sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Postcards From A Young Man

Boas noites. Hoje, o Música Dot Com tem o prazer de vos trazer a review do mais recente álbum dos Manic Street Preachers: “Postcards From A Young Man”. Este álbum veio tentar seguir as pisadas do grande “Journal for Plague Lovers”, um álbum aclamado pela crítica e que devo confessar que me deixou deliciado. Vejamos se este “Postcards From A Young Man” consegue manter o nível de qualidade do álbum anterior.

James Bradfield, guitarrista e vocalista dos Manics, afirmou, antes do lançamento do álbum, que este disco não seria um seguimento do trabalho feito em “Journal for Plague Lovers”, e quem ouve este álbum consegue perceber claramente estas afirmações: enquanto que “Journal...” era mais abrasivo, mais crú e mais “duro”, este “Postcards From A Young Man” parece seguir a trilha de “Send Away the Tigers”. Isto porque tem uma sonoridade mais “acessível”, mais Pop, mas sem comprometer a mensagem que está sempre presente nos álbuns dos Manic Street Preachers: um certo inconformismo de quem está contra esta nossa sociedade de consumo dos dias de hoje. Eu sei, é uma contradição, mas Nicky Wire explica, dizendo que “quando tens uma mensagem para espalhar, há que espalhá-la ao maior número de pessoas possível.” Verdade seja dita, este som mais “Radio-Friendly” dos Manics já não é nada de novo, mas é de espantar depois do êxito que tiveram com “Journal...”. Nicky Wire e companhia decidiram apostar, e não se saíram nada mal.

O álbum, em si, está bem elaborado, com uma forte aposta em arranjos de cordas a acompanhar a banda, e um coro “Gospel” em quatro músicas. Não soam mal, mas, honestamente, tanto o coro como o acompanhamento clássico não fazem falta às músicas. Estas conseguem muito bem ter consistência por si próprias, sem precisar de apetrechos deste género. Contudo, este álbum carece dum brilho especial que o seu antecessor tinha. Apesar de não ter uma única má música (consegue-se ouvir duma só vez e pedir por mais), este “Postcards From A Young Man” sente a falta de uma certa “força”. Contudo, tem músicas que considero bastante boas: “A Billion Balconies Facing The Sun”, “Don’t Be Evil” e “Auto Intoxication” tornaram-se clássicos a partir do momento em que os ouvi.

Concluindo, “Postcards From A Young Man”é um bom álbum. Apesar de não conseguir ser tão bom como o seu antecessor, consegue, mesmo assim, ser um álbum capaz de nos deixar arrebatados. Após ouvirmos este disco, só podemos esperar que os Manic Street Preachers continuem a fazer o belo trabalho que têm feito.

Nota Final: 7,7/10

o Criador:

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário