sábado, 24 de outubro de 2009

O Difícil Terceiro Álbum...


Apesar de "Tonight: Franz Ferdinand" já ter sido lançado em Janeiro deste ano (pois é, o tempo passa depressa, não acham?), decidi fazer a review deste álbum, para ajudar na vossa escolha na sondagem do Melhor Álbum do Ano. Pois bem, deixemo-nos de conversas e falemos do álbum em questão. Este álbum foi o terceiro registo em longa-duração dos Franz Ferdinand, e toda a gente sabe o quão difíceis são os terceiros álbuns no mundo do Rock.
A questão impõe-se: será que os rapazes de Glasgow conseguiram ultrapassar essa tarefa homérica que é o terceiro disco? Na minha opinião, sim! Um sim bem grande e redondo. Não é um álbum genial, nem consegue ultrapassar o primeiro álbum, o mítico e homónimo "Franz Ferdinand", mas ultrapassa com facilidade o registo que o antecedeu, o mediano "You Could Have it So Much Better". Após ouvir "Tonight: Franz Ferdinand", noto que os escoceses aprenderam a lição com o "flop" que foi o segundo disco, e fizeram um álbum musicalmente mais forte.
Bem, mas para falar do álbum, temos de falar do tema que está na base dele. O tema deste álbum é, segundo a banda, uma noitada, ou, como o vocalista Alex Kapranos revelou, "os altos e baixos duma noite de deboche". Um álbum conceptual, portanto. Logo aí, entra numa nova liga. As faixas não são só devaneios, como os álbuns normais, mas estão todas ligadas entre si, como uma densa teia. E, devo dizer, o álbum cumpre esse objectivo. As músicas dão de facto, a ideia duma noite louca numa discoteca, com as suas variações de estilo. Enquanto músicas como "Ulysses" ou "Bite Hard" têm uma sonoridade mais dura e roqueira, "Can't Stop Feeling" ou "Live Alone" assumem uma postura mais dançável, sendo "Twilight Omens" a perfeita união dessas tendências, e "Lucid Dreams" uma clara diferença do que é usual no Franz Ferdinand, pois nos quatro minutos finais apresenta uma clara secção de Acid Trance. E depois, para rematar, a cereja no topo do bolo, a doce balada acústica, "Katherine Kiss Me", com uma beleza juvenil bem inspirada.
No entanto, há que falar em alguns aspectos negativos do álbum. Não são muitos, mas afastam este disco da genialidade. Um desses factores é a leviandade e futilidade das letras de algumas músicas. Apesar de cativarem os ouvidos, não impressionam o coração. Também algumas faixas menos refinadas podem tornar-se mais aborrecidas de ouvir... Devem ser os tais "baixos" da noite de Kapranos. Outro aspecto negativo do álbum, pelo menos a meu ver, é que após a sua audição, ficou-me a saber a pouco. Não fiquei desiludido, no entanto, fiquei a querer ouvir mais, e não havia mais...
Apesar disto, "Tonight:Franz Ferdinand" está muito bom e recomenda-se, e adequa-se particularmente bem como banda sonora duma noitada. Já sabem, quando participarem numa noite louca de festança, lembrem-se dos nossos amigos escoceces, os Franz Ferdinand.

Nota Final: 7,8/10

o Criador:
João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário