domingo, 18 de julho de 2010

Forgiveness Rock Record

Depois do anúncio do par de concertos que os Broken Social Scene vão dar em solo nacional, decidi fazer a review do último álbum deles, "Forgiveness Rock Record". Um álbum que confirmou muitas das expectativas que tinha à partida sobre este registo. Ora vejamos.
Este último disco do enorme colectivo musical que são os Broken Social Scene delicia os fãs da banda (eu incluído). Sem mudar muito do som que os caracteriza, os BSS conseguiram fazer um álbum que soa "fresco", sendo exemplo perfeito de um disco de uma banda que, mantendo toda a sua identidade, não faz o mesmo de novo (tarefa árdua para quem já vai no quarto álbum).
Com músicas como o single de estreia "World Sick", ou "Texico Bitches", os Broken Social Scene conseguem prender-nos ao álbum de tal maneira que uma pessoa só o consegue largar quando a última faixa, "Me And My Hand", pára de tocar. No entanto, não consigo deixar de identificar aquele que, para mim, é o ponto mais alto deste álbum: a faixa 4, "Forced to Love". Aí, conseguimos ver sumarizado, mais do que todo o álbum, tudo aquilo que é característico dos Broken Social Scene: paixão, melancolia, desgosto amoroso e muito, muito mais. Contudo, todo o álbum está repleto de pequenos "prazeres" musicais. Com algum experimentalismo à mistura, por vezes até electrónico ("All to All" sendo o caso mais óbvio), ou alguma sonoridade "Épica" ("Meet Me In The Basement" catrapisca o olho a Arcade Fire), está visto que este álbum não é só conduzido pela guitarra como pela genialidade de Brendan Canning e Kevin Drew (os dois nomes maiores deste projecto).
Por isso, e em suma, os Broken Social Scene, com cada álbum que criam, conseguem cada vez mais cimentar a sua posição como figuras de proa do movimento Indie, ombreando com nomes The National ou Arcade Fire.

Nota Final: 9,6/10

o Criador:
João Morais


Sem comentários:

Enviar um comentário