sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Come Around Sundown

Olá a todos, hoje, sexta-feira, é dia de review aqui no Música Dot Com, e por isso, hoje decidi fazer a crítica ao mais recente álbum duma das bandas mais populares dos últimos tempos: os Kings of Leon, que lançaram no mês passado o álbum “Come Around Sundown”, disco que é lançado após o tremendo sucesso que foi “Only by the Night”. Vejamos o que é que eu tenho a dizer sobre este álbum.

Bem, para começar, vou esclarecer uma coisa: “Only by the Night” não foi nenhuma obra-prima, nem perto disso. Apesar do “hype” espantoso que teve, o álbum é bastante mediano. Trouxe-nos a “Sex on Fire”, que é de facto uma música bem construída, e a “Use Somebody” ( o grande hit de finais de 2008 e grande parte de 2009) e pouco mais. Por isso, não se sabia bem o que se esperar de “Come Around Sundown”. Os Kings of Leon claramente não iriam conseguir ficar mais populares do que já são, mas será que musicalmente poderiam melhorar? Essa questão intrigou-me antes de começar a ouvir o álbum, pois, como já disse, não considero nada do que eles fizeram antes de “espectacular”, ou sequer perto desse estatuto. E, depois de ouvir este disco, fiquei com a mesma impressão que tinha deles que tinha antes: são uma banda mediana, a tocar música mediana. Não que isso tenha algo de mal, mas verdade seja dita, a imensa popularidade que eles geraram não foi, de todo, merecida. Mas falemos do álbum em si.

O álbum segue a trilha de “Only by the Night” quase à letra, como se tivessem sido feitos lado a lado. Não há quase diferença criativa entre um e outro, pelo que se pode pensar que os Kings of Leon decidiram não mudar aquela que foi, especialmente no que toca a vendas, uma fórmula campeã. O Pop-Rock com sabor a Sul dos Estados Unidos da América está bem patente por todo álbum, tanto nas músicas com um ritmo mais acelerado, como nas faixas mais baladeiras. Um álbum uniforme, portanto. O ouvido não fica impressionado, mas não desgosta. Consigo comparar este álbum a ouvir 45 minutos de rádio: pelo meio de algumas canções interessantes passam músicas que não gosto, mas nada suficientemente escandaloso para me forçar a mudar de estação. Como disse, tudo bastante mediano. Quem gostou de “Only by the Night” vai certamente gostar de “Come Around Sundown”.

Se quiserem umas dicas que vos digam por onde começar a ouvir este álbum, devo referir o single de lançamento do disco, “Radioactive”, que é, de facto, uma boa música. Um baixo possante e um “riff” hipnótico que mostra que os Kings of Leon sabem fazer boas músicas, de vez em quando. Também devo confessar que gostei de “Beach Side”, talvez por me soar um pouco diferente do resto do álbum, mas num bom sentido. No resto do álbum, não há nada que salte ao ouvido, nem pelo lado positivo nem pelo negativo, como já disse.

Resumindo,este é um álbum que poderia ter sido melhor, mas não creio que os Kings of Leon tenham, neste momento, qualidade para fazer mais. Esperamos para ver se os “manos Followill” são capazes de trazer mais e melhor da próxima vez que decidirem trazer um disco para as prateleiras.

Nota Final: 5,2/10

o Criador:

João Morais

6 comentários:

  1. Olha quem eu descobri.
    Ora bem, eu sou suspeita, já te tinha dito: eu gosto, razoavelmente, bastante até, de Kings of Leon. E gostei do Only by the Night, que não se resume a Sex on Fire e Use Somebody, de todo. A Closer e a Cold Desert, acho, valem mais que os dois singles. A Closer é uma canção muito boa. Muito boa mesmo: "you shimmy shook my boat leaving me stranded all in love with my own."
    E a Milk e a On Call? A Knocked Up e a Kings of Rodeo? Tudo pré-Only by the Night e são tudo belissimas canções.
    Mas lá está, eu sou suspeita porque aquele trejeito àsouthern boy do Caleb é coisa para me deixar com olhos de bambi.
    Mas pronto... Tenho de ouvir o come around. Ainda não tive paciência, confesso, para ir à procura dele. A ver se trato disso nas férias de Natal.

    Btw... vou ser a tua proud 5th follower, que isto até está porreiro. Mais: até sou capaz de te linkar. Boa?
    Good.
    Ah! tentei pôr aquilo do parvo in a funny way e o simplesmente parvo, mas não tive espaço para pôr tudo. Estou triste :(

    ResponderEliminar
  2. pega uma guitarra e faça umalbum melhor que os 2...

    ResponderEliminar
  3. RETIFICANDO:
    PEGUE UMA GUITARRA E FAÇA UM ÁLBUM MELHOR QUE OS DOIS.OPINIAO TRISTE DE QUEM NÃO É MÚSICO,E NÃO SENTE MÚSICA

    ResponderEliminar
  4. Caro Leonardo, peço desculpa por estar a responder por aqui, e por responder tardiamente. Infelizmente, sou levado a pensar que não vai ver a minha resposta. No entanto, creio que tenho direito de responder àquilo que vejo como uma crítica à minha crítica (bela ironia). Eu penso que está bem patente em todas as minhas reviews que o trabalho aqui feito neste blog é meramente subjectivo. Não se trata aqui de afirmar verdades absolutas, nunca teria a ousadia de afirmar isso. Apenas escrevo com base naquilo que penso dos discos. Apesar de partir para cada audição de cada disco com uma postura muito isenta, objectiva e analítica, a verdade é que no final, quando o disco acaba de tocar, tudo se resume àquilo que EU achei do álbum. Em relação a este "Come Around Sundown", a verdade é que o disco não me apelou muito. A MIM. Daí que EU tenha escrito um artigo de opinião (PESSOAL) a relatar o que senti após ter ouvido o disco. Se lhe é lícito discordar? Pois certamente que é. Estou aberto e toda e qualquer crítica. Agora, não me venha é com essa do "PEGUE UMA GUITARRA E FAÇA UM ÁLBUM MELHOR QUE OS DOIS". Desde quando é que para eu poder dar a minha opinião sobre alguma coisa, tenho de saber fazer melhor? Para eu saber se algo está bem ou mal cozinhado, é necessário eu saber cozinhar? Gostaria de ter resposta sua, para poder continuar esta discussão, mas desta vez, com bons argumentos vindos da sua parte. Cumprimentos, João Morais.

    ResponderEliminar
  5. Caro João Morais, concordo com você a respeito de também não achar a banda Kings of Leon o máximo. A grande verdade é que todas as bandas atuais são medianas ou no máximo boas, se comparadas aos classicos do Rock. Não há nada que você possa chamar de espetacular hoje em dia em termos do Rock. Mas voltando ao Kings of Leon, considero a banda o melhor do Rock que é produzido atualmente (dentro da mediocridade musical que vivemos), isso explica o grande sucesso da mesma. E como diz o ditado: em terra de cegos quem tem um olho é rei(king).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      confesso que não podia discordar mais do seu ponto de vista. Em plena era da internet creio ser impossível continuar com as palas do saudosismo. Aconselho-o a abrir horizontes e procurar novas bandas e artistas, pois há muita coisa que, na minha opinião, ultrapassa largamente o grau de "bom" e a mediania enlatada e feita para as rádios que os Kings of Leon confeccionam. Cumprimentos,
      João Morais

      Eliminar