sábado, 1 de janeiro de 2011

As 5 melhores canções de 2010 (e não só!)

Adeus, 2010, olá, 2011. Hoje, no primeiro dia do novo ano, o Música Dot Com traz-vos a escolha das cinco melhores músicas do ano que terminou ontem, uma lista das maiores expectativas para o ano que agora começa, e o anúncio de uma votação online para os leitores do MDC. Soa-vos bem? Então, “let’s start”!

As Cinco Melhores Músicas de 2010

Esta é uma escolha sem ordem, pois se é difícil escolher entre álbuns, então entre canções é algo quase impossível. Por isso, considerem todas estas canções “Número 1” para o Música Dot Com:

“Lemonworld” – The National – Foi por pouco que “High Violet” não entrou no Top 10 dos álbuns de 2010, mas “Lemonworld” é sem dúvida um dos melhores pedaços de música que o ano passado viu. Esta canção tem uma força que só a conjugação do seu instrumental simples com a voz grave e solene de Matt Berninger poderia gerar.

“Siberian Breaks” – MGMT – Quando fiz a review de “Congratulations”, eu avisei que “Siberian Breaks” arriscava-se a ser uma das melhores canções de 2010. E acabou por verificar-se com esta presença na lista das 5 melhores do ano. As reviravoltas que a canção dá ao longo dos seus 12 minutos quase nos fazem pensar que é mais do que uma música. Mas não, é apenas uma, e uma das boas!

“On Melancholy Hill” – Gorillaz – O álbum dos Gorillaz produziu várias canções que poderiam ser inseridas nesta lista, mas infelizmente, a obra no seu todo não é muito apelativa (“too much filler”, diria eu). Mas “On Melancholy Hill” destaca-se logo à primeira audição, pelas várias sensações que pode causar quando a ouvimos (todas elas diferentes, dependendo do estado de espírito). Se havia dúvidas que Damon Albarn é um génio a criar belíssimas canções, “On Melancholy Hill” dissipou-as por completo.

“All I Want” – LCD Soundsystem - “Take Me Home”, é o pedido feito de forma frenética por James Murphy no final de “All I Want”, uma peça musical que tem a duração de 6 minutos e 43 segundos, e que se vai construindo de forma gradual até acabar num clímax auditivo tremendo. Os LCD Soundsystem podem ameaçar acabar, mas com músicas como esta, a sua memória irá permanecer nos nossos corações.

“This Orient” – Foals – No mundo da música, às vezes parece que existem músicas feitas à medida dos nossos ouvidos. “This Orient” é um desses casos. Ao ouvir esta música, sente-se uma energia que parece vinda dos próprios Foals. A guitarra a rasgar, as vozes a suspirar e a bateria a pulsar fazem com que esta seja uma faixa de excelência. Sem dúvida, uma das grandes músicas do ano.

As Expectativas de 2011

E como sempre, no início de um novo ano fazem-se apostas e esperam-se grandes lançamentos das bandas que mais gostamos. Assim, o MDC não fugiu à regra e reuniu seis nomes que estão a gerar burburinho, seja pela confirmação que estão a gravar ou vão lançar um álbum este ano ou porque já começa a ser altura destes senhores lançarem algo.:

The Strokes – O álbum, ao que parece, já está gravado, estando a ser editado para ser comercializado ainda no primeiro semestre de 2011. Será que Julian Casablancas e companhia irão conseguir continuar nas boas graças dos fãs, ou será o 4º álbum de originais da banda americana um autêntico “flop”?

The White Stripes – 2007 foi o ano de “Icky Thump”, e desde então que os fãs do duo norte-americano de Garage Punk estão a salivar por um novo disco. Esperava-se que 2010 fosse o ano do seu regresso, mas os Dead Weather de Jack White atrasaram este processo. Será que é em 2011 que Jack e Meg White voltam à gravação?

Radiohead – Sabe-se que estes senhores não estão parados. Mas será que é em 2011 que veremos o sucessor de “In Rainbows”, o aclamado álbum gratuito que mostrou a reconciliação dos Radiohead aos instrumentos “orgânicos”? A ver vamos. O MDC espera bem que sim.

Arctic Monkeys – Esta é já uma certeza: Alex Turner e companhia já anunciaram que vão entrar em estúdio ainda no início deste ano para gravar material para o sucessor de “Humbug”, um álbum que não foi tão consensual quanto os seus antecessores. Será que a mudança na sonoridade que se registou no 3º disco se mantém, ou pelo contrário veremos um regresso às origens? Estas questões andam a tirar o sono a muitos fãs da banda, eu incluído. É esperar para ver.

Fleet Foxes – Em 2008, os Fleet Foxes saíram-se com um aclamado álbum de estreia, “Fleet Foxes” de seu título. Já foi anunciado o lançamento em 2011 do próximo tomo da banda americana de Baroque Pop. Será que os Fleet Foxes conseguem estar à altura do desafio de criarem um álbum tão bom como o primeiro, ou a será a pressão demais? Este ano, saberemos a resposta.

Queens of the Stone Age – Estes senhores são uns preguiçosos. Desde 2007, ano de “Era Vulgaris”, que a trupe de Josh Homme anda a viver “à sombra da bananeira”. No entanto, apesar de não haver nenhuma indicação oficial, pode ser que 2011 seja o ano em que estes meninos voltem a estúdio. O que se quer é o que nos tem sido sempre dado: Stoner Rock com sabor a deserto.

Votação

E anuncio aqui a abertura duma votação online, para que os leitores possam decidir qual dos 10 álbuns inseridos no Top 10 do Música Dot Com é o seu favorito. Esta votação está aberta até final de Fevereiro.

Sem mais assunto, assim me despeço. Para a semana voltamos com o calendário habitual (a não ser que me dê na cabeça não o cumprir). Até lá, um bom ano.

João Morais

Edit: Os White Stripes acabaram. Parece que uma das minhas expectativas saiu furada...

2 comentários:

  1. os arctic monkeys nao sofreram uma alteracao na sonoridade, perceberam e que ja estao naquela fase da carreira que podem fazer as musicas mais simples possiveis que o produtor faz umas distorcoes e efeitos marados e as tweenies papam logo! pelo menos é a minha opiniao

    ResponderEliminar
  2. Goodbye White Stripes, foi bom enquanto durou!

    ResponderEliminar