quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nine Types of Light

Com já dez anos de experiência no mundo da música, os TV on the Radio são um dos projectos mais interessantes desta última década. Saído da cena alternativa nova-iorquina, este grupo prima pela forma como experimenta em cada disco, fundindo géneros tão díspares como o Funk e Post-Punk. Depois do aclamado quarto disco, “Dear Science” (2008), chega-nos o quinto registo desta peculiar banda, “Nine Types of Light”, lançado a 11 de Abril deste ano. Hoje, o MDC traz-vos a reveiw do mais recente álbum desta banda.

Devo confessar aqui a minha admiração pelo grupo. A atitude experimental que levam desde o início da sua carreira, combinado com a inovação a cada disco que lançam é algo que louvo imenso. Apesar de se conseguir denotar que existe uma certa linha de continuidade ao longo da obra dos TV on the Radio, a verdade é que esta é uma banda que não se repete duas vezes. Digo também que apreciei muito o antecessor deste disco, “Dear Science”, uma obra de excepção, que me conquistou à primeira audição. Partindo disto, é de esperar que alguma expectativa se tenha acumulado quando se soube que os TV on the Radio se estavam a preparar para lançar o seu quinto disco de originais. E, apesar de não poder dizer que “Nine Types of Light” seja um mau LP, senti que as minhas expectativas foram defraudadas.

Como já se devia esperar, “Nine Types of Light” é uma ruptura com aquilo que nos foi dado em “Dear Science”, afinal de contas, estamos a falar dos TV on the Radio. Não uma ruptura completa, pois ainda se ouvem “ecos” do que o grupo fez no passado, mas existem grandes diferenças. A começar na sonoridade, que está (ainda) mais agarrada à Electronica (especialmente em canções como “Keep Your Heart” ou “No Future Shock”) e à Soul (“Forgotten” e “Will Do" são exemplos nítidos disto) do que nos discos anteriores. Também se pode dizer que “Nine Types of Light” mostra uns TV on the Radio menos “cerebrais” e mais acessíveis, com um disco com menos guitarras e menos experimentação. Apesar de não ter nada contra álbuns mais “fáceis de digerir”, confesso que a sonoridade mais “alternativa” dos TV on the Radio agradava-me mais. Não digo que esta faceta da banda seja má, mas apenas prefiro as fases anteriores. Assim, é normal que em alguns momentos, não tenha ficado muito agradado com o disco, devido a canções que realmente não me soaram bem. Apesar de também termos partes do LP bastante boas,a verdade é que, duma forma geral, este registo soou-me muito mediano.

Apontando as canções de que gostei menos, devo referir “You”, “Killer Crane” e “Forgotten”, músicas que não me agradaram nada. Estas contrastam com aquelas que são, na minha opinião, as peças que mais bem realizadas estão, “Second Song” (faixa que abre bem o disco), “Repetition” (que nos traz um ritmo bastante frenético) e a minha favorita, “No Future Shock” (o ritmo está carregado de energia e animação). As restantes canções não me soam mal, mas são bastante “medianas”, ficando a meio caminho de serem grandes peças.

Em suma, “Nine Types of Light” não é uma surpresa para quem conhece os TV on the Radio e sabe da tendência deles para mudar a cada registo novo. No entanto, para quem é fã da banda desde o primeiro disco (como eu), este álbum pode ficar a saber a pouco. Resumindo, este disco pareceu-me extremamente mediano para uma banda tão consistente como os TV on the Radio. Só me resta esperar que o próximo disco seja melhor que este “Nine Types of Light”.

Nota Final: 6,4/10

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário