domingo, 16 de outubro de 2011

Here Before


Formados em 1975 na cidade norte-americana de New Jersey, os The Feelies são um dos grupos mais influentes do Alternative Rock americano dos anos 80, tendo inspirado o som de bandas como os R.E.M., Sebadoh ou Pavement. Depois de ter lançado o seu quarto disco de originais (Time For a Witness, de 1991), a banda entrou em hiato em 1992, tendo regressado ao activo em 2008. Em Abril deste ano voltaram à edição de álbuns, com Here Before, registo que será hoje analisado pelo MDC.

Para quem não conhece os The Feelies, a fórmula da sua música não é muito complicada; Alternative Rock com uma estética Lo-Fi típica dos anos 80, aliada a influências de grandes grupos e artistas norte-americanos como os The Byrds, The Velvet Underground ou Neil Young. Era assim no disco de estreia, o brilhante Crazy Rythms (1980), e felizmente continua a sê-lo neste Here Before, um LP que surpreende pela positiva, com uma qualidade que não se esperava de um grupo que já não fazia música junto há 20 anos. Um regresso muito bem conseguido.

Como já tive oportunidade de dizer, a sonoridade dos The Feelies assenta num Alternative Rock bastante empolgante e inventivo, que aposta numa abordagem simples e directa. Contudo, neste Here Before conseguimos denotar uma forte influência acústica no som da banda, inspirado em alguns dos trabalhos de Neil Young ou John Fogerty. Porém, desengane-se quem pensa que este é um trabalho “levezinho”. Apesar de haver uma atmosfera mais “calma” em certos pontos, os The Feelies continuam a mostrar um Alternative Rock muito forte e seguro, bem na linha do que já fizeram anteriormente.

Ao nível das vozes, Bill Million e Glenn Mercer continuam com o seu estilo muito próprio, algo que vejo com muito bons olhos. Nas letras, mais uma vez, a dupla Million/Mercer continua a dar cartas, trazendo uma lírica que só pode agradar aos fãs da banda, falando de temas como o reencontro e o recomeço, tal como o próprio título do disco, Here Before, sugere. Na produção, também entregue a Million e a Mercer, assistimos a uma estética que também segue o cânone traçado pelos The Feelies; um som abrasivo e certeiro, que me agradou bastante.

No entanto, apesar das grandes qualidades deste LP, Here Before não é um álbum perfeito, tendo a meu ver alguns defeitos que o impedem de ser melhor. Começo pelo facto de, na minha opinião,  algumas das canções não estarem tão trabalhadas quanto poderiam, o que me leva a notar alguma inconsistência no disco, que em alguns momentos “mata” o ímpeto do registo.

Outro defeito deste registo prende-se com uma certa falta de originalidade em relação àquilo que os The Feelies já desenvolveram anteriormente. Apesar de apreciar (e muito) a identidade sonora que a banda foi criando ao longo dos anos, a verdade é que Here Before não traz nada de novo, algo que facilmente os torna num alvo de críticas neste departamento. Mesmo que as falhas deste LP não sejam gritantes, não deixam de ser, a meu ver, pontos menos fortes e que se repercutem na apreciação final do álbum.

Entre as minhas canções favoritas deste disco, contam-se a sonhadora Change Your Mind, a acelerada When You Know, e a minha preferida de todas, a electrizante e fervilhante Time Is Right. Entre as de que menos gostei estão Again Today, Later On e Bluer Skies, peças que a meu ver pecam por não terem um “brilho” que polvilha as faixas mais cativantes deste álbum.

Resumindo, Here Before faz parecer que nem passaram 20 anos desde Time For a Witness, e mostra uns The Feelies ao mais alto nível. Apesar de este não ser o melhor trabalho do grupo até à data, este LP é algo de especial, pelo regresso aos discos por parte do quinteto e pela qualidade que é visível nestes 45 minutos de música. Resta esperar que este retorno não tenha apenas um filho único, e que da ninhada de Here Before saiam mais álbuns de qualidade.

Nota Final: 8,5/10

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário