quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

tops&listas&afins MDC'12: 10 Concertos

Pronto, chegámos “àquela” altura tão esperada por todos: a revelação das listas de final de ano do Música Dot Com. Divididos por quatro categorias (concertos, EP’s, canções e álbuns), os tops&listas&afins vão, durante o dia de hoje, mostrar quais foram, para o MDC, os pontos altos que 2012 nos ofereceu. Como forma de dar o “pontapé-de-saída” a isto, fica aqui a lista dos 10 melhores concertos que tive oportunidade de assistir neste 2012, ano que, de resto, foi recheado de muitas actuações que irão ficar para sempre gravadas no meu coração.

Por favor não se ofendam, que isto é só opinião.

tops&listas&afins MDC’12: 10 Concertos

10. Spiritualized @ Optimus Primavera Sound [9 Jun]
- Nem mesmo a chuva conseguiu quebrar a magia e o encanto hipnótico e psicadélico que as canções do projecto de Jason Pierce impõem sobre o comum ser humano. Vestido de branco, o senhor Spiritualized parecia, com o seu coro Gospel por trás, pronto para nos salvar de todo mal, e durante uma hora foi isso mesmo que ele fez (ainda que tenha decidido “gozar” com a malta com a Lord Let It Rain on Me).
Foto: Ricardo Almeida

9. The Olivia Tremor Control @ Optimus Primavera Sound [10 Jun]
- Apesar das minhas memórias deste concerto já terem sido semi-toldadas pela triste notícia da morte do guitarrista Bill Doss a 31 de Julho, só posso dizer que este concerto foi magistral. Os músicos vieram no pico da sua forma, a acústica da sala foi perfeita, o público sabia ao que vinha e as canções, essas, mostraram ser intemporais. Além disso, tivemos direito a um momento raríssimo: Jeff Mangum, o cabeça-de-cartaz da noite passada na Casa da Música, decidiu aparecer em I Have Been Floated para cantar a parte que lhe competia. Lindo.
Foto: Nuno Fangueiro

8. Ornatos Violeta @ Coliseu de Lisboa [27 Out]
- É um cliché incluir este concerto aqui, mas também eu sou feito de clichés; e verdade seja dita, os clichés só o são porque funcionam e os Ornatos Violeta funcionam muito bem. É certo que não foi o primeiro concerto em Lisboa (que dizem ter sido “mágico” e “de uma vida”) nem foi o último no Porto (idem), mas a verdade é que no meio é que está a virtude e este concerto foi absolutamente virtuoso. Canções de juventude misturadas com os lados B e as raridades já esquecidas, tudo se juntou para se criar no Coliseu uma autêntica máquina do tempo. Numa palavra, fantástico.
 Foto: José Sena Goulão

7. Refused @ Optimus Alive [13 Jun]
- Nas minhas veias corre um sangue que não poucas vezes é bombeado por uma enérgica verve Punk, pelo que foi obrigatório ir ver os “retornados” suecos Refused ao Passeio Marítimo de Algés. Em grande forma, o grupo encabeçado por Dennix Lyxzén destilou riffs rápidos, secções rítmicas portentosas e mensagens políticas inflamadas para uma audiência que se mostrou relativamente disposta a recebê-los, especialmente no mosh maior que o mundo que se formou na linha da frente da plateia. E bem vistas as coisas, New Noise continua a ser tão corrosiva como em 1998.
Foto: Tom Martin

6. B Fachada @ Misty Fest [10 Nov]/ Teatro Municipal de Almada [7 Abr]
- Escolher entre um destes concertos do meu cantautor português favorito estava a ser dilacerante, por isso decidi tomar o caminho mais fácil e meter os dois aqui, pois ambos conseguiram, de formas diferentes, conquistar o meu coração. O de Abril pelo primeiro contacto, descarnado, com as canções de Criôlo, ao piano e num formato muito gingão e luso-tropical. O de Novembro pela combinação do “karaoke” do quinto LP de Fachada com um intimismo desconcertante e que teve o seu expoente numa interpretação magnânima e sem microfone de Sozinho no Róque. 2012 foi, à semelhança de 2011, 2010 e 2009, o ano de B Fachada, e estes concertos serviram para me mostrar isso mesmo. As saudades já apertam.
Fotos: Raquel Cordeiro/ Luis Martins

5. Radiohead @ Optimus Alive [15 Jul]
- Esperados mais ansiosamente em Portugal que o D. Sebastião em tempos de crise, os Radiohead decidiram quebrar, em 2012, o jejum de muitos anos dos milhentos fãs portugueses. Apresentando ainda The King of Limbs (2011), o grupo britânico trouxe consigo o seu deslumbrante jogo de luzes e ecrãs, juntamente com um catálogo de canções que falam por si e mostram o porquê dos Radiohead serem uma das melhores e mais bem-sucedidas bandas da actualidade. Destaque ainda para a dança espásmica de Thom Yorke e a interpretação de Idioteque que quase me fez chorar.
Foto: Conceição Pires

4. The War on Drugs @ Musicbox [31 Mai]
- Fui a este concerto para poder ir ver Yo La Tengo descansado ao Optimus Primavera Sound (malditas sobreposições) e, confesso, foi das melhores decisões que fiz na minha vida. Um sonho psicadélico e avassalador, o concerto de The War on Drugs no número 24 da Rua Nova do Carvalho teve suor, drones e paredes de som capazes de rebentar com os ouvidos do Phil Spector. A fusão da Folk e do Shoegaze, nas mãos destes rapazes, é música dos céus.
Foto: Sebastien Dehesdin

3. The Kills @ Optimus Alive [15 Jul]
- Poder parecer tarefa ingrata ter de actuar depois dos Radiohead, mas Jamie Hince e Alison Mosshart formam uma daquelas duplas que não baixa os braços e se esforça sempre para dar o melhor concerto da noite, e a sua actuação no palco secundário do Optimus Alive foi mais uma missão cumprida. Deixando de lado o terno episódio em que o grupo deixou de tocar para que fosse assistido um membro da plateia que estava a ter ataques epilépticos, os The Kills trouxeram ao Passeio Marítimo de Algés um Garage Rock tão enérgico que seria possível ressuscitar os mortos com ele. Foi do caralho.
Foto: Rachel Smith

2. The Flaming Lips @ Optimus Primavera Sound [8 Jun]
- Eu sei que eles já andam nesta coisa de concertos magnânimos há imenso tempo e que as rotinas já estão todas bem ensaiadas: o “fato-bolha”, as mãos gigantes que disparam lasers, os confettis, os balões e até as dançarinas tirolesas. No entanto, a verdade é que o grupo de Wayne Coyne deu-me, em Junho de 2012, o concerto mais feliz a que eu alguma vez fui; para além da componente visual, houve a componente musical de luxo, e isso fez com que eu saísse da actuação dos The Flaming Lips no Parque da Cidade com o maior sorriso do mundo, que nem uma criança depois de conhecer o seu ídolo. Este concerto foi, para mim, mais saboroso que todo o algodão doce do universo.

1. Jeff Mangum @ Optimus Primavera Sound [10 Jun]
- Quem diz que um homem e uma guitarra não podem mudar o mundo? Falo com experiência própria quando digo que no dia 10 de Junho de 2012 Jeff Mangum conseguiu, com as suas canções belas e a sua voz honesta, mudar o meu mundo por completo. Foi um sonho tornado realidade, um clímax de emoções, um momento único e que ficará para sempre gravado nas profundezas mais íntimas e recônditas do meu ser. Aliás, eu nem devia estar a escrever nada sobre este concerto, pois palavras não conseguem fazer jus à perfeição que foi. Por isso, e para não quebrar mais o feitiço que envolve aquela noite de inícios de Verão, vou resumir o concerto de Jeff Mangum a uma palavra: amor.

João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário