quarta-feira, 4 de abril de 2012

Três EPês #1


Uma das grandes lacunas do MDC tem sido, desde o seu início, o número extremamente reduzido de críticas a EP’s (até hoje, foram apenas duas, e curiosamente foram ambas do mesmo artista). Apesar de pessoalmente eu continuar a preferir o formato longa-duração, reconheço que o blog tem passado ao lado de grandes pérolas em ponto mais pequeno, pelo que decidi criar uma nova rubrica dedicada exclusivamente aos Extended Plays.

Com um molde muito semelhante ao Curtas (tanto na regularidade – indefinida - como  na forma – mais sucinta), este “irmão mais novo” chamar-se-á Três EPês, e como o próprio nome indica, irá trazer três pequenas análises a EP’s a cada edição. Este é o seu primeiro "episódio", e eu espero que seja do vosso agrado.

 Onwards to the WallA Place to Bury Strangers (7 Fev)
- Três anos depois do último LP do grupo (Exploding Head, de 2009), este EP traz-nos cinco poderosas faixas deste grupo nova-iorquino. Pujante e cru, este Onwards to the Wall mostra uns A Place to Bury Strangers extremamente abrasivos, com uma distorção tão perfurante e animalesca que é capaz de dar uma volta ao estômago dos mais puritanos. Na produção, conseguimos ouvir uma wall of sound tão espessa e blindada que denuncia de imediato as influências Shoegaze dos A Place to Bury Strangers, num esforço que é capaz de deixar Kevin Shields orgulhoso. Resumindo, tirando pequenos detalhes que impedem o EP de ser perfeito, Onwards to the Wall é uma obra sólida que só abre o apetite para o próximo LP dos A Place to Bury Strangers.
Pontos altos:
- So Far Away
- Onwards to the Wall
- Drill it Up
Nota Final: 4,0/5
 Miúda MIÚDA (13 Fev)
- Compostos por Mel, Pedro Puppe (Oioai), Tiago Bettencourt e Fred (Orelha Negra), os MIÚDA começaram a criar burburinho no início deste ano, com a viral Com Quem Eu Quero, um delicioso tratado Indie Pop sobre independência e emancipação feminina. Seguiu-se, em Fevereiro, o lançamento deste EP, Miúda, que para além desse hit traz mais seis canções deste quarteto, e que prova que é no fértil solo da Indie Pop que as suas fundações estão lançadas. “Roqueiros” (Com Quem Eu Quero), baladeiros de piano (Enquanto) ou mais ligados à Electronica minimalista (Fluxo das Flores), estes MIÚDA trazem um EP com canções para todos os gostos, com letras simples e de índole alegre e juvenil (a lembrar os Best Coast, mas em melhor). Não posso dizer que tudo neste Miúda me tenha agradado, mas não posso deixar de dizer que, no geral, este é um bom EP de estreia. O download, gratuito e legal, é aqui.
Pontos altos:
- Com Quem Eu Quero
- Na Cidade
- Fluxo das Flores
Nota Final: 3,7/5
 LP EP Gobi Bear (19 Fev)
- Cantautor Folk oriundo de Guimarães, Diogo Pinto aka Gobi Bear estreou-se o ano passado com o lançamento do simpático Demo EP, que demonstrava uma clara inspiração em artistas como José González ou Bon Iver. Agora, em 2012, Gobi Bear traz-nos mais um EP, desta vez intitulado LP EP, e que contém uma colecção de 12 curtas canções que primam pela sua simplicidade e beleza. Amenas e suaves, as peças que compõem este LP EP mostram uma clara continuidade com a Folk despida e bucólica demonstrada em Demo EP, e fazem com que Gobi Bear seja um dos novos nomes a ter em conta no panorama musical português. É também de frisar que está aqui uma das minhas músicas favoritas de 2012 até agora, Meanwhile, que apenas peca por ser tão curta. Apesar de alguns (pequenos) defeitos, este LP EP consegue ser quase perfeito, e deixa muita água na boca. Para o download, legal e gratuito, cliquem aqui.
Pontos altos:
- Meanwhile
- Lebanon
- Emily
Nota Final: 4,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário