sábado, 1 de dezembro de 2012

Três EPês #3

Illusion Poor Moon [27 Mar]
- Vindos de Seattle e formados em 2012, os Poor Moon são um side-project de Casey Wescott e Christian Wargo, ambos membros dos Fleet Foxes, aos quais se juntam também Ian e Peter Murray. Assinados pela Sub Pop, verdadíssima editora norte-americana, este quarteto pratica um Folk que, apesar de demonstrar parecenças com a “nave-mãe” de Wescott e Wargo, não se limita a ser uma fotocópia ou um offshoot da sonoridade dos Fleet Foxes. Com um tom intimista, despido e que por vezes evoca influências do Blues e do Country, este Illusion traz-nos um conjunto de 5 canções bucólicas e belas. Um excelente EP, que abre certamente o apetite para Poor Moon, o homónimo LP que o grupo lançou a 28 de Agotso.
Pontos altos:
- Once Before
- Widow
Nota Final: 4.2/5

Undersea The Antlers [24 Jul]
- Sucedendo a Burst Apart (2011), este Undersea mostra uma grande continuidade com o trabalho demonstrado no quarto LP do grupo de Peter Silberman, trazendo de novo uma sonoridade Dream Pop etérea e relaxante que contrasta com a penumbra e a tristeza de Hospice, magnum opus da banda nova-iorquina e que data de 2009. No entanto, à semelhança de Burst Apart, este quarto EP do grupo também peca por uma grande inconsistência, que se vai sentindo ao longo do registo e que lhe retira o brilho e lhe confere uma incoerência muito pouco lisonjeira. Apesar de este não ser um mau EP, confesso que (e correndo o risco de ser apelidado de saudosista) à medida que vou ouvindo as mais recentes obras dos The Antlers, cada vez mais sinto saudades dos tempos de Hospice e da sua depressão bela e certeira.
Pontos altos:
- Endless Ladder
- Crest
Nota Final: 3.1/5

Letur-Lefr John Frusciante [17 Jul]
- Ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers, barco de onde ajuizadamente saltou antes do naufrágio, John Frusciante decidiu dedicar-se de novo à sua carreira a solo, lançando como aperitivo de PBX Funicular Intaglio Zone (11º disco de estúdio do artista, lançado a 25 de Setembro) este Letur-Lefr. Pautando-se por uma abordagem muito experimental, Letur-Lefr traz-nos uma colecção de 5 peças que, ao contrário do que se poderia esperar do virtuoso guitarrista, estão muito longe do Rock e aproximam-se muito de territórios como a Electronica, a Synthpop ou até o Hip-Hop. Apesar de, aqui e ali, a guitarra ainda aparecer, a verdade é que o verdadeiro foco deste EP vai para a vasta utilização de sintetizadores, drum machines e samples, que dão a este registo o aspecto de uma collage de beats e sons diversos. Apesar de mostrar alguma inconsistência na sua segunda metade e de se apresentar algo desconexo, este Letur-Lefr deixou-me muito curioso para ouvir o seu “irmão mais novo”, pois mostra um John Frusciante nunca antes visto.
Pontos altos:
- In Your Eyes
- 909 Days
Nota Final: 3.8/5

Sem comentários:

Enviar um comentário